BRUMADO - BA

A cidade inicia sua história na Fazenda Bom Jesus dos Meiras. Um pequeno povoado, pertencente ao município de Livramento do Brumado das Minas do Rio das Contas. Com a criação do município de Caetité - BA em 19 de junho de 1867, o povoado Bom Jesus dos Meiras torna-se Distrito e em 11 de junho de 1877, Bom Jesus dos Meiras desmembrou-se politicamente de Caetité, ocorrendo a elevação para vila e a criação do município.

Em 1931 foi nomeado interventor o Padre José Dias Ribeiro da Costa e na sua gestão deu-se a mudança do nome de Bom Jesus dos Meiras para Brumado. O Decreto foi assinado em 8 de junho de 1932, quando o então Secretário de Justiça do Estado da Bahia, o Dr. Bernardino de Souza, entendeu, por sua livre vontade e arbítrio, e sem consultar o povo meirense de mudar o nome histórico Bom Jesus para Brumado, um nome realmente inexpressivo, e sem anexo, sem histórico.

De acordo com o historiador baiano Teodoro Sampaio,  o nome Brumado, em Tupi, é Itimbopira (Y – timbó – pyra), que significa enevoada, coberto de bruma.

O padre José Dias, costumava relatar que o nome se originava da Serra Geral e da Chapada Diamantina, que, à norte quando acontece a cerração, o amanhecer é coberto por brumas descendo das Serras das Éguas cobrindo a cidade.

Na época da mineração, o rio Bromado era vasculhado na busca do ouro. Para separar o cascalho do ouro os mineradores usavam um metal chamado bromo, de cor vermelho escuro, muito reativo e venoso, que tingia as águas do rio de cor vermelha. Daí, passaram a chamá-lo de Rio Bromado. Durante a seca, com a falta de água no seu leito, os habitantes ribeirinhos diziam: “O rio bromou”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário