FORMOSA - GO

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo.

Por conta da circulação de pessoas nessas terras, em fevereiro de 1736 instalou-se a Estação Fiscal do Registro da Lagoa Feia, por ordem do rei de Portugal. O território foi ocupado por moradores do Arraial de Santo Antônio do Itiquira, situado no vale do Paranã e o novo povoado foi batizado de Arraial dos Couros.
Luiz Cruls, chefe da Comissão Exploradora do Planalto Central, criada em 1892, com o objetivo de demarcar a futura capital federal, indica que o nome antigo de Formosa dava-se possivelmente pela quantidade de couro de animais silvestres comercializada pelos seus habitantes. Viajantes europeus, como Auguste de Saint-Hilarie e Emanuel Pohl, que cruzaram a província de Goiás na primeira metade do século XIX indicam grande comércio de couro pela comarca de Santa Luzia, atual Luziânia, à qual o Arraial de Couros era subordinado.

O Distrito foi criado em 22 de agosto de 1838. Foi elevado à categoria de Vila com a denominação de Vila Formosa da Imperatriz em 1º de agosto de 1843, sendo desmembrado do município de Santa Luzia. 
Foi elevado à condição de cidade com a denominação de Formosa, em 21 de julho de 1877.

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário