POSSE - GO

No início do século XIX, Arraial de Posse foi fundado por imigrantes nordestinos que, fugindo da seca, procuravam terras para o cultivo de cereais. A região era conhecida por Buenos Aires e situava-se abaixo da confluência do Rio Prata com o Corrente. O pastoreio, o curral, a lavoura e o engenho constituíram as bases econômicas da povoação. 
A malária provocou a decadência do povoado, logo nos primeiros anos de sua fundação, e a consequente retirada dos habitantes para a zona da chapada, fronteiriça à Serra Geral ou das Araras. Foi onde se formou o novo povoado de Posse, nome decorrente do “apoderamento” da área à margem do Córrego Passagem dos Gerais. 
Nazário da Silva Ribeiro, o fundador, construiu uma capela em louvor a Nossa Senhora Santana, em torno da qual surgiram várias moradas. Com o desenvolvimento da indústria rural, agricultura e criação de gado, o povoado tornou-se distrito em 1855. 
Sua autonomia municipal foi concedida em 1872, com a nova denominação de Nossa Senhora Santana de Posse, mais tarde mudado para Posse, o nome original. No final da década de 1970, o desenvolvimento da cidade foi impulsionado com a inauguração da rodovia Brasília - Salvador, que passa pelo município.

fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário